12 de ago de 2010

Continuação... A privada e o meio ambiente

Uma coisa é fato, o mercado de construção está lucrando bastante com essa história de preservação... é aquecedor solar, torneira que desliga sozinha, sensor para acender e apagar a luz...

Agora vai imaginando a situação: Você vai viajar e se hospeda na casa de uma amiga. No primeiro dia vc não faz cocô "ah, é a mudança de ares", no segundo vc passa o dia todo na praia comendo espiga de milho, churros, pastel e tomando caipinha (a verdadeira farofa q todo mundo faz), no terceiro dia sua amiga te leva para conhecer um restaurante típico da cidade, lá é tudo maravilhoso principalmente a comida... e vc se acaba de tanto comer. No quarto dia sua amiga quer ir p praia de novo mas quando vc coloca sua "roupa de banho" e se olha no espelho acaba se recusando a ir p praia pq a barriga ta enooooorme, afinal vc não fez cocô desde que chegou lá.

No final do dia a família toda da sua amiga está reunida na casa dela e vc, a visita, é o centro das atenções... é ai que algo na sua barriga começa a gritar "eu quero sair daqui!!!!", vc enrola um pouco, dá uma disfarçada e espera um momento em que todos parecem estar distraídos e vai para o banheiro.

Chegando lá você faz tudo o que precisava em tempo recorde, afinal é melhor que nem todos notem que vc saiu da sala. Então vc aperta o botão da caixa acoplada para dar a descarga e fica olhando... momento de expectativa e... nada, o bendito não foi cano abaixo, e vc não pode apertar novamente o botão da descarga pq a infeliz da caixa acoplada leva quase um minuto para encher de água novamente. E não adianta ser espertinho, se vc apertar antes dela terminar de encher sabe o que acontece? A água toda vai descer sem pressão e não vai servir p nada, além de vc ter que esperar tudo de novo para poder apertar. Depois de cheio vc aperta e o morronzinho parece que se foi, mas deixou um rastro... 1... 2... 3... vc começa a contar, impaciente, até aquela "linda" caixa encher de novo, ai vc aperta e se sente aliviada (agora sim, de verdade) pelo dito cujo ter ido embora.



Enquanto vc lava a mão só consegue pensar "ai, tomara que ninguém tenha escutado a quantidade de vezes que tive que apertar a descarga".

A questão é que o modelo tradicional, com a válvula de descarga fixada na parede, gasta em média de 12 a 15 litros de água por vez que é acionada, mas se o seu "amiguinho" não descer vc aperta por mais tempo o botão e ele se vai. No modelo politicamente correto, caixa acoplada, o gasto fixo é de 6 litros por descarga, o que permite uma economia sensível de água. Mas gente, vamos falar a verdade, é muito ruim ter que ficar esperando a bendita caixa encher... e juro que não sou fresca!! Se eu colocasse uma dessas aqui no apê iria me sentir na obrigação de deixar uma escovinha (éééécccccaaaa) do lado da bacia para as visitas se sentirem à vontade para dar uma cutucatinha no "caminho" que deixaram (ai, senhor, tire essa imagem dos meus pensamentos!).

Defensores da natureza, por favor, não me levem a mal, mas eu não sou tão evoluída assim, não consigo me livrar da velha e boa descarga de parede. Ainda que existam válvulas que se digam mais econômicas, acho que gosto da minha velha e boa Docol.




Agora só falta o Ricardo falar para a gente que no banheiro novo vamos ter que colocar essa caixa acoplada... Ah, se ele der um bom motivo tudo bem, né... fazer o q? Ops... mas já tô falando coisas do post de amanhã, quieta Amanda! Amanhã tem plantas novas do apê... gente, hj chegou uma totalmente revolucionária que eu adorei!!

7 comentários:

Ana Flavia disse...

Tbm sou muito mais as tradicionais, mas hj tem uma opção mais economica, que são aquelas duplas, sabe?
Qndo é xixi, vc aperta a pequena e sai pouca água, qndo é coco, vc aperta a grande e ela dá conta do recado.
A da Deca chama Hydra Duo. Aprendi na Feicon do ano passado, pq além de atender a Papaiz (dos cadeados), ainda tive que acompanhar o digníssimo nessa feira divertidíssima. rs

Anni Brito disse...

Amanda, vc é hilária!
Vi seu comentario no meu blog, obrigada por participar,mas não teve jeito, o ap escolhido foi o 4ª andar mesmo. Postei os meus motivos lá no blog...
Sim, quanto à descarga, meu pai colocou uma dessas recentemente aqui em casa, no começo eu insistia em apertar os 2 botões (d 6L) mas não é q a descarga d 1 botão só (3L) resolve tds os meus problemas sem deixar rastros rsrs! adorei viu. com certeza no meu apê terá uma dessa ecologicamente correta, alem d eu achar elas muito bonitinhas!
bjuuu

duda lima disse...

Amanda,
a descarga de parede tem o inconveniente de caso quebre, você precisa quebrar sua parede para consertar!
então vale a pena repensar a descarga acoplada, pois qualquer problema é resolvido sem quebradeira!

Criss disse...

Quanto eu fiz a reforma aqui, 2 anos atrás, tive que trocar revestimentos e veio a mesma pergunta do construtor: caixa acoplada ou válvula "hidra" (a clássica com o botão na parede) e eu nem pensei muito, queria o botão e liberdade na minha descarga. Morei 10 anos na Itália e no apto. era caixa suspensa que realmente dá no mesmo da caixa acoplada e aconteciam estes inconvenientes sabiamente relatados aqui. Eu economizo água e luz sempre, mas prezo por esta liberdade, sabendo usar não vai acabar com a água do planeta :) e tem sempre a opção "xixi no banho" quem assiste canal infantil por satélite lembra da "campanha" ahahahhahaha

Amanda B Ansaldo disse...

Exatamente, "xixi no banho"!!! Qualquer hora vou ver se coloco o video da campanha aqui!! rsrsrs

Lazaro disse...

Olá pessoal! Moro em um apartamento e meu banheiro é com válvula hidra. Faz mais de dez anos que troquei o reparo da válvula e de lá para cá nunca deu problema. Não entendo porque as pessoas dizem que tem que quebrar a parede, caso a válvula dê problema. Se a instalação foi bem feita, isso dificilmente será necessário. As únicas manuteções que conheço nesse mecanismo é troca do reparo ou regulagem. Uma bacia com boa sifonagem, mesmo utilizando válvula hidra, ajuda muito na economia de água, pois basta um simples aperto... já era!

Angélica Fontana Biodere disse...

Na minha casa estou colocando nos dois banheiro válvula hidra, no da minha mãe e caixa acoplada e horrível se arrependimento matasse !