21 de ago de 2010

Focinho de Porco...


Várias pessoas comentaram sobre os novos plugues e tomadas, inclusive, falaram que só esses estão à venda agora. Bom, já que vou ter que usar, fui pesquisar.

Eram usados aqui no Brasil mais de 10 tipos tomadas, e essa variedade aumentava o risco de choque elétrico, sobrecarga e desperdício de energia. Como não existe um padrão mundial, cada país desenvolveu seu padrão. Até existe um adaptador universal, ótimo para quem viaja muito. Aqui no Brasil, eles usaram as normas da ABNT e o modelo definido é conectável em 80% dos aparelhos elétricos que nós já temos em casa. UFA!

Nos modelos antigos a pessoa pode entrar em contato com os pinos do plugue na hora de colocar na tomada. Isso aumenta o risco de choques. No formato padrão esse problema não existe (ou é menor) porque o encaixe fica em um "poço" sextavado, que diminui muito a chance de encostar nos ferrinhos.

Mas em resumo, o que mais importa é que a distância entre os pinos da tomada padrão é a mesma daquele redondinho que a gente já usa. E isso garante a conectividade!


Ah, mas pra que serve aquele terceiro pino? Vamos lá, sabe aquele fiozinho que vinha pendurado em diversos eletrodomésticos, o fio terra? Então, agora ele vem direto na tomada, virou o terceiro pino. E o fiozinho feio vai desaparecer, uuuhhhuuu!!

Mas tem um detalhe... seu prédio ou sua casa tem aterramento? Porque se não tiver, não adianta... quer dizer, o eletrodoméstico funciona, mas o fio terra estará inativo. Uma lei de 2006 determina que todas as novas construções precisam ter aterramento... se a sua construção tem mais de 4 anos, é melhor checar.

Como meu prédio tem BEM MAIS de 4 anos, provavelmente não tem esse aterramento. Fiquei pensando, será que é uma coisa simples do condomínio fazer? Bom, isso é assunto para outra "googlada" e outro post.


Ah, outra coisa, você leu o último post? Foi uma participação do Bruno Viécili. Vamos começar a colocar aqui algumas colaborações de pessoas que têm boas dicas ou histórias legais de reforma. Quem se habilita?

5 comentários:

Ivea Coelho disse...

Obrigada por visitar meu blog...
o bom é que assim poderemos trocar informações...
Estou te seguindo, ok?
Bjs... bom final de semana.

Cléo disse...

Já que o assunto é tomada, não esqueçam de espalhar várias, principalmente na cozinha, qd forem fazer a reforma.

@fechiorino disse...

Estou aqui esperando o texto da simulação de incêndio no prédio de vcs...
Com certeza o Fabio saiu munido do apartamento com bloquinho e caneta, assim como fez no curso para gestantes, que vcs participaram e registrou os melhores momentos!!

duda lima disse...

Amanda,
agora entendo bastante sobre as novas tomadas, graças a você!
bjo

Amanda B Ansaldo disse...

Ivea, seja bem vinda!!

Fê, vc não vai acreditar, o melhor texto que esse blog poderia ter dormiu e perdeu a hora. Isso mesmo, ele não foi na simulação!

Cléo, verdade, quero parar qualquer hora só p pensar nas tomadas!!

Duda Lima, Que bom!!! Essa é a ideia do blog, trocar informações!