16 de ago de 2010

QUEM É QUEM?

Eu não sei se existe uma rivalidade como entre jornalistas e publicitários, mas fato é que poucas pessoas sabem exatamente quais são as diferenças entre engenheiros e arquitetos.

Bom, uma verdade é que nos sonhos dos pais sempre aparece primeiro a engenharia. É sinônimo de inteligência na cabeça e dinheiro no bolso. Mas o que acontece é que muitos demoram quase um curso de Medicina para se formar e, se o estudo for em uma universidade particular, demoram uma década para recuperar a grana investida.

Já o arquiteto, num primeiro momento, recebe da sociedade uma percepção desfocada. As pessoas pensam: “quero deixar minha sala bonita”, “como faço para distribuir esses quadros pela casa?”, ou “de que jeito vou criar uma cozinha americana neste cubículo?”. Batata. Saem à procura de um arquiteto. Vamos parar com os chutes e tentar explicar um pouco o papel de cada um.

O ARQUITETO é o cara responsável em elaborar o projeto. O profissional entende não só as necessidades da obra, mas observa como é a rotina, dinâmica e o relacionamento familiar para propor ideias. É comum que o arquiteto oriente também sobre detalhes que poucos se lembram, como a ação do sol, ventilação e conforto dos espaços criados.

O ENGENHEIRO é o profissional responsável em detalhar as estruturas do projeto. É ele que faz uma proposta para a execução (localização e dimensões de pilares, vigas, lajes, fundação, e outros elementos relacionados à estrutura). Também costuma detalhar sistemas elétricos e rede hidráulica e sanitária.

É claro que o mundo ideal seria contar com os dois tipos de profissionais. Seria o melhor caminho para se harmonizar o projeto arquitetônico às alterações pelas quais a morada será submetida.

Claro que devem haver piadinhas e provocações entre eles, mas ambas as profissões são dignas de admiração. Afinal, quer responsabilidade maior do que construir e manter de pé aquilo que você levou um tempão para planejar?

Eu sempre quis ser jornalista. Talvez isso explique a minha cara de surpresa quando o arquiteto Ricardo nos mandou um email falando que não tinha um “shaft” em algum lugar do apartamento. Resumo da ópera: na dúvida, consulte e contrate um arquiteto ou engenheiro. Só eles sabem o que, quando, onde, como e por que martelar.

5 comentários:

Amanda B Ansaldo disse...

E o design de interiores? Acho que a tia Rose poderia explicar p gente....

Amanda B Ansaldo disse...

*designer

Cléo disse...

Muito boa a explicação, mas realmente, faltou a especialidade da tia Rose, nossa designer favorita.

Rose disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mauricio Po disse...

Piadinha?? É, existe sim: Arquiteto é aquele que não foi bicha o suficiente para ser decorador, nem macho suficiente para ser engenheiro...
Só falo isso pq nao atuo! kkkkk

Bjos !