21 de set de 2010

Comunicação de elevador

Quem mora em prédio, por favor, me responda: Como é feita a comunicação no seu prédio? Eu digo a comunicação entre administração e funcionários com os moradores. Vou explicar o pq da pergunta... aqui no nosso prédio eles mandam os comunicados impressos para cada morador. Mas são 84 unidades e muitas vezes acabam colando os informes na parede de elevador pó invés de mandar um papel para cada unidade.

Ok, vamos lá... o elevador é realmente um lugar em que a pessoa fica alguns instantes parada sem ter o que fazer. Se tiver um papel colado ali a pessoa acaba lendo mesmo, afinal não tem mais nada p fazer lá dentro ( tem aqueles que aproveitam os segundinhos ali dentro para apertar uma espinha olhando no espelho, outros pegam o interfone e falam com o porteiro... mas não são todos). E uma coisa é verdade, todos os moradores passam pelos elevadores (tá, menos aqueles q vão de escada, mas em um prédio de 21 andares com certeza quem vai de escada é minoria).

Agora sim nós chegamos ao problema, eu acho MUITO FEIO esses papeis colados na parede do elevador. É uma forma efetiva de comunicação, mas é feio demais. Vamos aos exemplos, aqui no nosso prédio tem horário certo para colocar o lixo na lixeira, só até as 15:30h. De tempos em tempos os funcionários fazem uma ronda pelas lixeiras de todos os andares e quem tiver colocado o seu lixinho lá fora de hora recebe uma cartinha pedindo para que não se repita mais. Além disso, eles fazem uma tabela mensal com a quantidade de vezes que cada andar colocou o lixo na lixeira fora de hora... e essa tabela é fixada no elevador. Gente, só eu que acho isso feio? Eu acho um super mico. Uma vez recebemos uma visita e assim que a pessoa entrou aqui no apê já comentou "ahhhh, o andar de vocês colocou o lixo fora de hora duas vezes esse mês, hein?" GENTE! GENTE! GENTE! Isso é constrangedor!

E também tem uma outra questão, tem morador que começa a achar que aquilo é mural de recados. Último dia 31/12 a festa foi aqui e todas as nossas visitas viram um comunicado MEGA BIZARRO no elevador. Uma vizinha colocou papel dizendo que tinha deixado uma maçã verde no hall do andar dela e que a maçã tinha sumido. E no final ela escrevia algumas grosserias para que a pessoa que pegou a maçã devolvesse. Gente, socorro, né? É muito mico para um espaço tão pequeno como um elevador.

O nosso síndico é super aberto a novas idéias e eu gostaria de sugerir algo melhor para a comunicação do prédio, mas eu não sei o que sugerir. Como trabalho com tv logo veio uma coisa obvia, um aparelho de tv pequeno que divulgue as informações dentro do elevador. Pelo menos assim só poderiam divulgar as informações quem fosse autorizado e ninguém reclamaria da maçã verde, por exemplo. Mas vamos ser sinceros, isso envolve um gasto relativamente alto para o condomínio, ou seja, não vai dar. Não consegui pensar em nada que fosse melhor... e olha que tenho me esforçado.

E ai, você tem alguma sugestão?

9 comentários:

@Mrbdias disse...

Acredito que o elevador também não seja o local mais adequado para divulgação de recados ou mensagens de qualquer espécie. Pois bem, sugiro que no hall de cada andar tenha um espaço reservado para tal, ou seja, "um mural de recados" (mas sem lousa verde de camurça por favor rs). Assim, os 84 papéis se transformariam em 21 (1 por andar).

Sem mais,

Marcelo Dias

Juci Bris disse...

a idéia do mural ( em acrílicooooo) seria a melhor forma tb pra comunicar . Outra coisa, insatisfações como a da sra. da maça poderiam ser passadas por e-mail. E-MAIL TODO MUNDO TEM NÉ ( EU ACHO!!!)

Rose Tambasco disse...

Criem um Blog do condomínio, assim que quizer saber das ultimas noticias, sugestões e reclamações é só acessar. kkkk...

Fabio Chiorino disse...

Eu expulsaria a senhora da maça verde do prédio. Já seria um ótimo avanço...

Wallison disse...

Mural de camurça verde em que os recados são escritos em papéis coloridos e afixados com aqueles alfinetes que têm as "cabecinhas" redondas e coloridas. kkkkkkk Mais cafonice que isso é impossível. Matem quem faz isso!

Discordo da ideia de enviar por email. Estamos pensando que todos têm emails porque somos jovens, acessamos blogs e tals. Mas e a dona-de-casa de 40 anos que mal sabe conectar a internet? Minha mãe é assim.

Blog também discordo. Nem todos lembram de acessar e iria dar discórdia por parte de quem não entra.

Sugestão é que haja uma pessoa responsável em fazer a comunicaçã, o que barraria recados como a reclamação da maçã verde. Como (ex)jornalista de impresso, sugiro a criação de um jornalzinho periódico. Informações como quantidade de vezes que cada andar deixou o lixo do lado de fora, ou outras informações úteis poderiam vir nele.

Cléo disse...

Pessoas como eu, c/ 57 anos e dª Ziza,avó da Amanda c/ 84 que acessam internet, temos orkut, e-mail, twitter etc podemos concordar c/ blog, e-mails e qualquer outra sugestão, mas como sei que não são todos, então a velha e boa circular colocada embaixo de cada porta seria a melhor solução.

@fechiorino disse...

Aqui no meu prédio, os comunicados são colocados num painel de acrílico na garagem ao lado da porta do elevador. Assim, a gente acaba lendo enquanto espera o elevador chegar e apenas os moradores tem acesso ao conteúdo...

Rose Tambasco disse...

Concordo totalmente com a Cleo e assino embaixo. Tenho 50 anos,acesso todas as mídias pela internet e esse fator não quer dizer abosolutamente nada com a questão de estar informatizada. Pode ter a ver com outros fatores, mas não idade.

Flavia disse...

Hahahah... Essa da mulher com a maçã foi engraçada.
Você tem razão quanto ao elevador ser um excelente espaço para divulgação de informação, mas sem abuso e sem exposição pública, né?
Não poderiam colocar as mensagens só no elevador de serviço? Pelo menos o "mico" ficaria só entre os moradores... Rs...
A idéia da TV é ótima. Mas não teria um custo alto?
Divulgação por email, não rola?
De qualquer forma, concordo com você: abaixo o mico no elevador.
Não desista se acha que poderia melhor. Pessoas como você são as que mudam o mundo.
BOA SORTE!