24 de set de 2010

Castelinho da rua Apa


Fiquei sabendo que vão restaurar o castelinho da Rua Apa. O projeto é do arquiteto Paulo Bastos junto com o Clube de Mães do Brasil (entidade que atualmente cuida do local).

Lembro que quando eu era pequena sempre que passava pelo Minhocão pediu para a minha avó me mostrar o castelinho. Eu achava lindo, pensava que lá devia ter morado alguma princesa rsrs coisa de criança! Depois de grande que fiquei sabendo a real história daquele lugar. Você sabe do que eu tô falando?

Parece que o local foi construído em 1912 na esquina da rua Apa com a São João. Foi o palácio de uma rica e tradicional família da cidade que trouxe a planta de um castelinho da França para construir a casa aqui em São Paulo. Depois de alguns anos o lugar foi cenário de um crime chocante que até hoje não esclarecido.

Lá morava a mãe (recém viúva) e dois filhos, família milionária e dona do Cine Broadway. Em maio de 1931 os corpos dos três moradores foram encontrados dentro do imóvel, baleados a tiros. O caso rendeu manchetes durante vários dias nos jornais. Segundo a polícia, um dos filhos tinha a idéia de transformar o Cine Broadway em ringue de patinação. O irmão era contra e isso gerou uma grande briga na família, onde um dos irmãos teria sacado a arma e disparado contra o outro. A mãe teria entrado no meio. Final das contas: os 3 mortos. Mas muita gente duvida dessa versão. A polícia nunca descobriu qual dos irmãos seria o assassino. A população nunca se convenceu da história da policia.

O castelinho já faz parte de contos de lendas urbanas de São Paulo, com pessoas que dizem ouvir e ver coisas no local. Outras dizem passar mal ao entrar no local. Desde o crime, dizem que ninguém consegue morar mais ali.

Hoje, o castelinho é propriedade da União, pois não sobrou herdeiro direto dos proprietários, mas encontra-se ocupado pela Associação de Mães do Brasil, que agora conta com a ajuda do arquiteto para reformar o local. Justo. Muito bacana. Palmas!

Um comentário:

Flavia disse...

Palmas mesmo! Muito legal esse post! Adorei. Vou passar lá daqui a um tempo para ver o resultado. Bem legal.
bjs