20 de set de 2010

REFORMA UNIVERSITÁRIA

Quem é universitário normalmente reclama de que faltam atividades práticas nos conteúdos programáticos de seus cursos de graduação. Não é o caso dos estudantes de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul, instituição de ensino de São Paulo.

Os alunos estão na linha de frente do Nova Morada, uma parceria entre a universidade e a Fundação Tide Setubal que busca promover a reforma de casas de famílias do bairro de São Miguel Paulista, localizado no extremo leste da capital paulista.

O projeto envolve a realização de reformas básicas para solucionar problemas como infiltrações, falta de ventilação, instalações elétricas antigas, proporcionando, assim, melhor da qualidade de vida dos moradores da região.

Moradores de São Miguel Paulista recebem capacitação de construção civil

Na primeira fase, os futuros engenheiros identificam as casas com problemas mais graves de estrutura física. Depois, a reforma é realizada pelos próprios moradores, que recebem qualificação por meio de um curso para formação de operários de construção civil. Toda a execução das obras é supervisionada pelos alunos e coordenação da Universidade Cruzeiro do Sul. Os materiais necessários são financiados pela iniciativa privada.

A Tide Setubal explica que o programa foi desenvolvido a partir da constatação do grau de vulnerabilidade de famílias que se encontram em situações precárias de habitação. A população do bairro atua em reformas de pequeno porte, como colocação de telhados e portas, instalações de janelas e ajustes das instalações elétricas. Com o curso, os moradores se deparam ainda com mais oportunidades de trabalho relacionadas à área.

Imagine só essa rica experiência impactando outros bairros menos favorecidos da cidade. Jovens e adultos trabalhando juntos na construção da cidadania, reforma esta que não tem motivos para acabar.

2 comentários:

Cléo disse...

Uma ótima iniciativa, onde os dois lados ganham, sem dúvida.

Amanda B Ansaldo disse...

Será q eles não podem dar uma olhada aqui no apê??? rsrsrsrs