16 de out de 2010

Retrato de uma época dentro de um frasco

Hoje eu li uma matéria na MSC Club Magazine que me inspirou a falar sobre o assunto. Eles contam sobre a utilização da fragrância "Med by MSC" nos navios MSC Splendida e MSC Magnifica, de forma pioneira na indùstria de cruzeiros.




Sabe aquele cheirinho que te lembra alguma coisa boa? Eu tenho algumas recordações olfativas que adoro: tem um shampoo que para mim tem cheiro de férias em Salvador com a minha prima Candice, onde passei muitos janeiros da minha vida. Tem também aquele perfume Samsara, que é o cheiro da Marilene, amiga de infância da minha mãe - ela usava durante a minha infância. O perfume Glamour me lembra a jornalista Adriana Blak, que usava esse perfume nas manhãs que trabalhamos juntas. Tem também o cheiro de pós banho do meu pai quando eu era pequena, English Lavender Atkinsons. E enquanto 99% das pessoas não gostam do cheirinho do Hipoglós, eu adoro! Super cheiro de infância, de cuidado! E o sundown para mim é cheiro de praia!

Acabei de perguntar para o Fabinho se tem algum cheiro que faz ele lembrar de algo. Ele falou do cheiro de elevador de praia, que tem cheiro de férias. E a gente lembrou também que esses dias ele cheirou o amoxil que a nenê tá tomando e exclamou: "que cheiro de infância!" rsrsrs.

Me lembro também que na época que eu fiz assessoria para o Royal Palm Plaza eles estavam com uma fragrância nova e todo o resort tinha aquele cheirinho. Os ambientes exalavam de modo suave aquele perfume, além dos amenities, roupa de cama... Outro dia eu peguei um sabonete deles aqui em casa e automaticamente me veio aquela sensação do resort (quem nunca levou o sabonetinho do hotel para casa que atire a primeira exclamação).

A matéria da MSC Club Magazine cita o escritor russo Vladimir Nabokov: "Nada revive tão bem o passado como o cheiro que um dia foi associado a ele". Perfeito, não?

E pensando em tudo isso eu acho que depois da reforma tenho que tratar com carinho a escolha da fragrância de um difusor de ambiente. Tem que ter a presença quase que imperceptível, sutil, mas marcante. Vi que a L'Occitane tem algumas opções. Dá próxima vez que eu for no shopping vou dar uma cheiradinha por lá.

Agora queria saber de você, que cheiro te lembra alguma coisa? Todo mundo tem esse tipo de lembranças... conta a sua para a gente!

4 comentários:

Sonia disse...

Cheirinho de lavanda Johnson's, me lembra férias em Santos, minha mãe usava muito,depois passei a usar tb.
Cheirinho do perfume Lou Lou, me faz lembrar das noites de sábado, qd minha turminha se reunia pra ouvir aqueles discos de vinil(ainda era época da vitrola, ai, que horror) e comer hot dog.AS meninas usavam o tal perfume, parecia combinado,mas não era. Tempo bom

Paula e Breno disse...

Wandinha, não consigo pensar em nenhum cheiro agora, mas te adianto que a Gorda colocou um desses da L'Occitane na mesa da sala e tinha um cheiro muito forte no inicio...eu nao conseguia nem ficar perto da mesa...talvez vc devesse pensar em colocar em um local mais escondidinho se vc quiser que ele seja mais discreto...
Aqui na agencia coloquei um de Pitanga que comprei na feirinha de Moema embaixo da pia do banheiro...uma delicia...e bem mais barato que o L'Occitane...rs...
beijos

Paula e Breno disse...

Wandinha, nao sei porque saiu como Paula e Breno, mas tenho certeza que voce sabe quem sou eu...rs...bjs

Anônimo disse...

Gosto dos cheirinhos da Trussardi são deliciosos, duram muito e não são muito fortes, vale a pena.