29 de dez de 2010

Móveis Planejados - A Missão

Estamos aproveitando esses dias de folga para fazer alguns orçamentos, entre eles os móveis planejados. Tá aí uma tarefa dificil para os leigos... é uma história de madeira sei lá o quê, MDF, MDP, aglomerado... aaaaaiiii!! Cada loja que a gente entrou falou em um material, e sempre falam que é ótimo!

Tá legal, mas afinal o que é ótimo para o nosso apê?

Todos os nossos móveis são de madeira maciça, é duro deixar eles de lado e migrar para móveis feitos com paineis de MDF, MDP etc... mas os nossos já estão com um estilo ultrapassado e não combinam com a gente. Apesar que madeira é sempre muito melhor...

MDF significa medium density fiberboard ou em português painel de fibras de média densidade. É uma chapa plana e homogênea, com grande resistência. Ele é feito com a prensagem de fibras de madeira e aglutinadas com resina sintética. O material pode ser revestido com diversos tipos de lâminas, textura, pinturas...


O MDP também é painel de média densidade, mas é feito de partículas de madeira e não permitem usinagens de baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados. Suas principais aplicações são em materiais retos, como portas e gavetas.


E o aglomerado é formado por resíduos de madeira (como pó e serragem), com resina e cola. Tudo é prensado e se transforma em painel de madeira. O problema é que a vida útil é bem inferior e a resistência também - normalmente não usam nem pregos e parafusos para evitar fissuras.




Nós fizemos orçamentos de móveis de MDF e de MDP, mas ainda não passaram os valores para a gente - por ser um projeto grande leva tempo. Estamos bem inclinados a fechar de MDF, só não faremos isso se a diferença de preço for gigante. Aí vamos ter que colocar na balança um monte de coisas para poder decidir.

Vamos à fonte: pesquisei bastante na sobre o assunto e acabei achando uma boa explicação no http://Thekamaria.blogspot.com. Foi lá que tirei as principais informações que estão nesse post, inclusive as fotos.

3 comentários:

Rose Tambasco disse...

As vezes da para aproveitar um movel bom dando uma repaginada nele. LAquear é um modo de tornar um movel mais atual.Veja se nesses armários ja existentes no ap não existe a possibilidade de aproveitar algum dessa maneira. Voceis podem economizar e continuar com algo de qualidade.

ponto.arquitetura disse...

Oi Amanda, tudo bem? Então,... estava lendo este post e resolvi deixar um pequeno comentário. Trabalhei durante três anos exclusivamente com móveis e tenho uma opinião a te dar: continuem com o pensamento de fechar os móveis em mdf. Existe uma propaganda bem grande com relação ao mdp, mas quem trabalha internamente em empresas de móveis planejados sabe que o material é usado devido ao custo que ele tem para o fabricante, que fica entre 5 e 8% mais barato. O mdp é como se fosse um aglomerado reforçado, e já começa dando problema na montagem: o material "estoura" muito facilmente. Quanto a isso você não deve se preocupar, pois dependendo do contrato será de obrigação da empresa entregar o móvel instalado e em perfeitas condições. O problema no móvel normalmente vem depois, com relação à durabilidade. Já trabalhei com os dois materiais, e confesso pra você que hoje no escritório só especifico mdf. existem formas fáceis de se baratear um projeto: por exemplo, suspender a cozinha do piso, pedir para que usem fechamentos (aquelas vistas de acabamento) de menor espessura, entre outros.
O mais importante é que ao fechar a compra seja feito um contrato, e que esteja especificado o tempo de garantia (lembre-se de verificar as condições dela).

Bjs e um excelente 2011!

P.s.: não esqueça de nos mostrar o projeto depois de pronto... hehehe!

Simplesmente Antenada Inspirada disse...

Olá meu nome é Darlene, preciso saber qual a tinta q posso pintar na maderia aglomerado q é da cozinha, pode me indicar? Mto obrigada!